Treinamentos Operacionais

Treinamentos Operacionais

A Ampere Consultoria também oferece a capacitação de profissionais nos processos de acompanhamento hidro-meteorológico, modelagem energética e precificação da energia no setor elétrico brasileiro. Os treinamentos são voltados para profissionais operacionalmente envolvidos com estas atividades e que necessitam se familiarizar ou aprimorar seu conhecimento nos prinicipais processos e modelos computacionais do setor.

INTRODUÇÃO AO SETOR ELÉTRICO E AO MERCADO DE ENERGIA

Dar breve panorama da estrutura organizacional do setor e introduzir aspectos importantes do mercado de energia brasileiro como a coordenação do planejamento em horizontes distintos, o carácter econômico de balanço entre oferta e demanda projetada e a forte dependência de variáveis climáticas.

NEWAVE

Capacitar o participante na manipulação dos dados de entrada e análises dos resultados relativos ao programa NEWAVE, modelo oficial do setor e indispensável na determinação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). Os conhecimentos adquiridos ao fim do treinamento permitirão ao participante elaborar casos próprios, alterando premissas relativas à oferta, demanda, cenários hidrológicos, etc.; analisar os principais resultados provenientes da simulação e expandir de forma autônoma o ferramental de análise e automatização operacional relacionada ao modelo NEWAVE.

NEWDESP

Capacitar o participante na manipulação dos dados de entrada e análises dos resultados relativos ao programa NEWDESP, modelo auxiliar na análise dos resultados do NEWAVE. O participante estará apto a realizar e interpretar os resultados de consultas à função de custo futuro gerada pelo modelo NEWAVE e realizar avaliações expeditas do valor da água e despacho ótimo do sistema elétrico.

DECOMP

Capacitar o participante na manipulação dos dados de entrada e análises dos resultados relativos ao programa DECOMP, modelo oficial do setor e indispensável na determinação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). Os conhecimentos adquiridos ao fim do treinamento permitirão ao participante elaborar casos próprios, alterando premissas relativas à oferta, demanda, cenários hidrológicos, etc.; analisar os principais resultados provenientes da simulação e expandir de forma autônoma o ferramental de análise e automatização operacional relacionada ao modelo DECOMP.

PREVIVAZ

Instruir o participante nos processos de análise e previsão de dados hidrológicos necessários para a execução das rotinas relativas ao PREVIVAZ, modelo auxiliar indispensável na determinação dos cenários hidrológicos de cada revisão seguindo os procedimentos de rede do ONS. Ao fim deste módulo os participantes terão boa familiaridade com os procedimentos de tratamento e previsão de afluências do operador assim como com os principais relatórios por ele divulgado, poderão elaborar cenários hidrológicos próprios, manipular os arquivos de entrada e saída do modelo PREVIVAZ, consolidar o arquivo único PREVS.RVX e analisar em termos energéticos os resultados.

ESTUDOS ENCADEADOS

Apresentar ao participante a dinâmica do planejamento no Programa Mensal da Operação (PMO) e a necessidade de antecipar este dinamismo com a realização de rodadas encadeadas nos estudos de médio prazo, além de discutir metodologias para definição das principais premissas. Ao fim do treinamento o participante será capaz de definir rotinas de coordenação entre modelos energéticos de médio e curto prazo, realizar e conferir balanços de energia entre os subsistemas, definir diretrizes de operação próprias e projetar a evolução dos armazenamentos em função de diversas de premissas traçadas.